Siga-nos nas redes sociais

  • Alex Nielsen - Constelação Familiar
  • Alex Nielsen - Constelação Familiar
  • Alex Nielsen - Constelação Familiar
  • Alex Nielsen - Constelação Familiar

©2018 - Alex Nielsen - Coaching e Constelação Familiar Sistêmica

Constelação Familiar INDIVIDUAL

Como prefere?
 

"Quem recuar diante da realidade como ela é por ter o desejo interno de que ela fosse diferente, enfraquece"

 

Bert Hellinger

a Constelação Familiar

O QUE SÃO AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES SISTÊMICAS

A Constelação Familiar Sistêmica – ou apenas Constelações Sistêmicas – é um método terapêutico breve para a busca de soluções profundas recorrentes que se mostram na vida das pessoas.

 

Muito mais que um método, a Constelação Familiar Sistêmica é uma filosofia de vida que tem um poder profundo de alterar a nossa percepção e olhar sobre a vida.

 

O método sistêmico foi criado pelo alemão Bert Hellinger - Teólogo, Terapeuta e Filosofo, que nasceu em 1925. Em sua busca, descobriu três leis que regem todo o relacionamento humano – Lei do Pertencimento, Lei da Hierarquia e Lei do Equilíbrio, também chamada de Ordens do Amor.

 

Para Hellinger, tudo tem sua origem na família de origem. Imagine como se cada um de nós fossemos fios e estivéssemos ligados á uma grande rede de profundos laços históricos familiares.

 

Uma das principais características do método é a rápida e profunda identificação (de forma inovadora), de como se produzem os problemas na vida, mostrando claramente os padrões de conduta repetitivos que se alastram por gerações de forma inconsciente. Através das Constelações Familiares é possível notar que podemos estar tomando o lugar e o destino de outras pessoas do nosso histórico familiar, gerando dificuldades diversas de graus distintos, desde problemas emocionais até mesmo a doenças físicas e mentais.

 

Existem outros casos como a incapacidade de prosperar financeiramente, conquistar objetivos, iniciar e não finalizar projetos (cursos, relacionamentos...) e até de obter realização pessoal e profissional. Estas, muitas vezes não podem ser explicada somente a partir da história pessoal do individuo. É necessário olhar por traz disto tudo, reconhecer que existe uma força oculta e inconsciente. Este “olhar para traz” é claramente percebido pela visão sistêmica das constelações familiares, olhando para o sistema familiar.

Bert Hellinger descobriu que o sistema familiar opera sobre certas ordens, na qual ele as denominou como Ordens do Amor, que são Leis ou princípios que regulam o fluxo de evolução dos sistemas familiares. É imprescindível que se conheça, respeite e atue segundo estas Ordens do Amor para que todos possam fluir em direção à saúde e à vida de forma plena. Quando este fluxo não é respeitado, este pode ser desviado, trazendo sofrimento repetitivo, doenças, fracassos e mortes.

A partir de uma questão que desejamos solucionar, uma constelação familiar pode nos dar claramente a origem de um sofrimento (por exemplo), e revelar uma maneira de nos libertar ou de chegarmos a uma solução, permitindo que nos reconectemos com o nosso fluxo evolutivo dentro do sistema familiar. Quando realizamos uma constelação, podemos recuperar alguma ordem que tenha sido interrompida.

Desta forma, permitimos naturalmente que uma força oculta maior nos direcione e conduza em direção a soluções possíveis e capazes de curar feridas enraizadas até então na alma, na pessoa e no sistema familiar.

AS APLICAÇÕES DAS

CONSTELAÇÕES FAMILIARES

As constelações familiares podem ser aplicadas a todas as áreas de relacionamento humano, inclusive dentro das empresas para tomada de decisões.

Auxilia a pessoa no seu desenvolvimento e crescimento pessoal, trazendo clareza e muita compreensão sobre suas posturas e atitudes com si própria, com os outros e com a vida. Ajuda a pessoa encontrar paz na alma e nas relações com o seu histórico familiar, interrompendo padrões respetivos e destrutivos.

Traz a harmonia e equilíbrio necessário para situações de confusão e decisão.

Esclarece e traz profunda compreensão nas relações entre pais e filhos, trazendo leveza, equilíbrio e harmonia para todos do sistema familiar. Inclusive com aqueles que já faleceram.

Pode ser trabalhada também nas relações profissionais, ajudando a tomar decisões importantes.

Através das Constelações Familiares, é possível identificar as conexões entre as doenças e emocionais, como medos, depressão ou até neuroses. Ao olhar para os padrões e história familiar de seu sistema, e possível enxergar os caminhos para retomar o equilíbrio, trazendo a sanação e alivio ao individuo constelado.

Além de todo o trabalho “individual”, pode ser facilmente aplicada em workshops, palestras e treinamentos para todos os indivíduos, assim como em escolas, instituições, empresas de todos os tamanhos e campos sociais maiores.

COMO É A METODOLOGIA DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Os trabalhos com as constelações familiares sistêmicas podem ser realizados em grupo, através de workshops, encontros abertos e ou fechados. E individualmente entre o terapeuta sistêmico e o cliente, tanto no formato online com uma plataforma específica via web ou presencialmente no consultório.

Nos trabalhos o facilitador ou constelador, como é chamado, se conecta com o cliente através de seu intimo, permitindo sentir o campo que “se abre”. Neste momento, o terapeuta deixa de lado suas crenças, mediunidade, valores pessoais, para que todo o trabalho seja conduzido sem julgamentos internos, para assim poder acompanhar o que se apresenta na constelação do individuo.

Quando falamos de constelação familiar em grupo, o facilitador após ter uma breve conversa com o cliente, pede que o mesmo escolha pessoas que ali estão presente para representar membros de sua própria família ou para a situação que deseja trabalhar (constelar). Por exemplo, o cliente traz um problema com sua prosperidade, então ele escolhe um representante para ser a sua prosperidade e outro para ser ele mesmo. Através dos movimentos que se apresentarão no campo ou na “roda de cura”, é possível compreender a origem de seu problema e assim buscar o equilíbrio para a questão que se repercutirá naturalmente em sua vida a partir daquele momento.

As pessoas que foram escolhidas dentro do grupo pelo cliente, não podem ser membros de sua família ou pessoas muito próximas, para que não haja uma interferência de querer “ajudar” o cliente. Estes (os representantes), ao adentrarem no campo da constelação, assumem uma postura neutra, sem nenhuma intenção própria. A partir de então os representantes começam a sentir em seu corpo, sensações, emoções e impulsos físicos e espontâneos, que surgem do “campo” de informações sistêmico familiar do cliente.

Estes movimentos, sentimentos e emoções que os representantes demonstram de forma não intencional revelam as forças ocultas ou informações contidas na consciência do sistema familiar do constelado (o cliente). Os representantes, que não tem nenhuma informação racional sobre este sistema, mostram com altíssima fidelidade as posturas e comportamentos de membros de sua família de origem (do cliente), trazendo a tona toda à trama que está por traz da questão de quem está se consultando. Por muitas vezes o que é mostrado nesta espécie de imagem, são emaranhados familiares que vem se repetindo por muitas gerações em todo o inconsciente familiar.

Os representantes trabalham a serviço do sistema familiar do consultante e mesmo estes sem ter vinculo algum com o mesmo, se beneficiam também, pois aqueles que representam dentro de uma roda de constelação familiar, também levam para si ensinamentos e até desbloqueios em sua vida particular, pois como se fosse um espelho, o representante percebe em sua vida o que também pode estar lhe atravancando e tem uma nova oportunidade de mudar.

Em uma constelação familiar sistêmica em grupo o aprendizado e compreensões são para todos e não só para aquele que trabalha o tema ou constela.

O QUE SE PODE TRABALHAR NA  CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

O difícil é dizer o que não pode ser trabalhado dentro de uma constelação familiar, pois como é um trabalho para permitir o fluxo pleno da vida e tudo praticamente está relacionado com a vida, então quase tudo com o que nos identificamos pode ser trabalhado dentro de uma constelação familiar sistêmica. O importante é que você queira (o que é extremamente importante), e obviamente venha a trazer um importante significado para você.

Alguns temas (mais frequentes) que são trabalhados em uma constelação familiar sistêmica:

  • Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs);

  • Conflitos entre casais;

  • Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros;

  • Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral;

  • Dificuldade em comunicar-se;

  • Problemas de saúde;

  • Conflitos entre sócios, funcionários e clientes;

  • Problemas laborais, financeiros;

  • Dificuldades em tomar decisões;

  • Dificuldades em finalizar projetos, curso e outros;

  • Problemas emocionais, tais como sentimentos de angústia, depressão, força de vontade;

  • Problemas em encontrar o seu propósito de vida;

Enfim, tudo aquilo que pode estar fazendo sofrer, sem achar caminhos de solução.

MINHA EXPERIÊNCIA 

COM A CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Como Coach e Terapeuta, tenho uma facilidade enorme de perceber a pessoa como ela é de fato. De forma macro, enxergo não só o seu corpo e emoções, mas também sua mente e espirito que de alguma forma está inserida em um sistema familiar, com alegrias e tristezas, assim como o meu e todos os que eu conheço. E está tudo bem, pois quando aprendemos a olhar sem julgamentos, buscando compreender o que está por traz da história individual da pessoa, é possível compreender o que aquela realidade significa para ela, e fica claro, pois foi assim que ela aprendeu, através daqueles que lhe criaram, além da sua própria experiência de vida até então.

Quando compreendemos que por traz de todo o comportamento existe uma verdade exclusiva, um sentido, tudo fica mais harmônico para ser trabalhado.

São mais de 15 anos trabalhando com pessoas, seja com coaching, palestras, terapia e claro, com as constelações familiares. E através destas experiências tanto boas quanto horríveis, hoje ao trabalhar diretamente com a constelação familiar, fica mais fácil para compreender aqueles que me procuram, podendo facilitar cada um na busca das soluções de seus problemas.

É impressionante como aprendo e levo para a minha vida diária a cada trabalho no qual facilito. A cada palestra, workshop com constelação, percebo como a vida é rica e quando compreendemos as Leis trazidas por Bert Hellinger, que já esclareci acima como Ordens do Amor, como tudo fica mais harmônico e mais leve.

Minha experiência, assim como os resultados alcançados com milhares de pessoas, me fizeram ser notado e hoje, além dos trabalhos individuais com as constelações familiares, ajudo milhares de pessoas através da Rádio Mundial (95,7 FM), no comando do programa Despertar Emocional que fala sobre Coaching, Inteligência Emocional e claro, Constelação Familiar Sistêmica. Também, sou colunista do Portal Horóscopo Virtual da UOL falando sobre constelação e outros temas mais espiritualistas e para finalizar, sou autor da Editora Madras, hoje a maior editora holística e de desenvolvimento humano da América Latina, no qual tenho o livro escrito e publicado, chamado também de Despertar Emocional, onde falo sobre a aplicação da Inteligência Emocional e Constelação Familiar na vida.

Falando especificamente da minha experiência com a constelação familiar individual, seja ela online ou presencial. Percebo cada vez mais que quando o cliente se permite vivênciar esta experiência chega aos mesmos resultados que a constelação em grupo, mas com a vantagem de não haver limitações com relação a distância.

Atualmente atendo cliente em todo o Brasil, assim como no Estados Unidos, Canada e Israel.

OUTRAS PERGUNTAS SOBRE

 A CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

O QUE SIGINIFICA “CONSTELAR UM TEMA” OU “QUESTÃO”?

 

Constelar uma questão é uma das possibilidades de se participar de um encontro em grupo de constelação familiar, seja ele em um workshop ou em encontros abertos. A questão, também pode ser trabalhada em uma sessão individual, onde fica apenas o terapeuta e o cliente com sua questão ou tema. Independente da ocasião, o facilitador explora a questão junto com o cliente, buscando, antes de a constelação familiar acontecer de fato, quais são as emoções e sentimentos que estão por de traz do tema. Após esta conversa o facilitador pede ao cliente que escolha entre as pessoas do grupo aquele para representar a questão e a si próprio, os posiciona na roda de cura, como chamamos e daí se dá início aos movimentos sistêmicos.

 

CONSTELAÇÃO INDIVIDUAL FUNCIONA?

 

Mesmo sem haver os representantes "vivos", em uma constelação familiar individual, estes são representados em sua grande maioria por bonecos. Através destes bonecos, mesmo sendo a distância (no caso de uma sessão online), é possível realizar todo o trabalho com extremo sucesso, alcançando as mesmas soluções assim promover as libertações e alívios que o cliente busca.

 

O QUE É UM SISTEMA?

 

O sistema é um grupo de pessoas ou coisas, que estão unidos ou vinculados, e a mercê de um interesse comum, independente se tenha ou não conhecimento consciente da história por traz.

 

QUANTO TEMPO DURA UMA SESSÃO DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR INDIVIDUAL?

 

A eficácia da abordagem individual, seja ela presencial ou online é a mesma que a em grupo, mas a sua aplicação é diferente, já que não existem representantes vivos e sim bonecos. É reservado cerca de 2 horas para a sessão, no qual o terapeuta irá ter uma conversa mais aprofundado com o cliente para que então posso montar a constelação familiar individual.

A CONSTELAÇÃO FAMILIAR ONLINE FUNCIONA?

 

Sim! Assim como a constelação familiar individual presecial, a mesma abordagem é aplicada na constelação online, a diferença é que a sessão é realizada via conferência de video e um sistema espeifico é utilizado para se realizar a constelação familiar online.

 

É POSSIVEL ME TORNAR UM TERAPEUTA DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES?

 

Sim. Totalmente possível se tornar um terapeuta e facilitador em constelação familiar sistêmica. Não existe nenhuma necessidade de experiência prévia com a psicoterapia e em outros campos da saúde. Alex Nielsen oferece duas formações anuais, com duração média de 10 meses. Inclusive, a formação está em processo de reconhecimento pelo MEC.

SAIBA MAIS SOBRE A 

CONSTELAÇÃO FAMILIAR INDIVIDUAL 

(ONLINE OU PRESENCIAL)

Local

Bragança Paulista - SP

Telefone

11 9.8762 3692

 

Siga-nos nas Redes Sociais
 
 
 
 
 
 
 

Veja todos os serviços:

Constelação 

Familiar

em grupo

Constelação 

Familiar 

Individual

Formação

Constelação Familiar

Coaching

Inteligência

Emocional

 

Chamar no WhatsApp.

Clique aqui!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now